Páginas

Resenha: As aventuras de Sherlock Holmes

|
Autor (a): Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Número de páginas: 496
Onde comprar: Saraiva 
Nota:  

Um especialista mundial no assunto, Leslie S. Klinger oferece aos leitores a obra definitiva sobre Sherlock Holmes, com mais de 600 notas sobre a trajetória do mais famoso detetive da literatura policial, bem como sobre seu fiel companheiro Watson. Com um elucidativo panorama da Inglaterra vitoriana e ricas ilustrações, o livro é sem dúvida um bem precioso para fanáticos sherlockianos e também para os que querem começar a se aventurar nesse fascinante mundo. O primeiro volume traz, na seqüência em que foram originalmente publicados na Strand Magazine entre 1891 e 1892, os 12 contos que compõem "As Aventuras de Sherlock Holmes", entre eles "Escândalo na Boêmia", texto de estréia do personagem. Uma obra para fanáticos sherlockianos e também para os que querem começar a se aventurar no mundo de um dos personagens mais carismáticos de todos os tempos.





"As aventuras de Sherlock Holmes" é um romance que por alguns é considerado fictício, porém, outros o consideram uma intuitiva história real de dois amigos - um detetive misterioso, sempre imerso em seu mundo de probabilidades, e um médico, este companheiro dedicado do mencionado detetive, e relator da composição - estes são Sherlock Holmes e Dr.Watson, respectivamente. O autor do livro de contos é Sir Arthur Conan Doyle, um dos maiores autores já presentes neste planeta, que foi devidamente reconhecido, com o título de Sir em seu nome. Em especial, esta edição da Zahar é uma obra-prima em si, pois além de trazer de maneira bem diagramada os passos de Holmes e Watson, também conta com comentários de Leslie S. Klinger, aclamado autor de obras relacionadas ao ambiente Sherlockiano. Então, torna-se uma edição altamente recomendada para, desde colecionadores que desejam aumentar o seu conhecimento sobre a narrativa, até novatos que simplesmente buscam entender mais sobre o misterioso Sherlock Holmes.

O livro tem em seu conteúdo 12 contos - como "O escândalo na Boêmia" e "O homem da boca torta" - publicados inicialmente na revista Strand Magazine entre 1891 e 1892, que são os primeiros contos escritos por Conan Doyle, porém o seu primeiro romance "Um estudo em vermelho" foi anteriormente publicado, sendo a estréia magistral do autor.
Como o livro divide-se em vários contos, decidi resenhar os que para mim são, de fato, os melhores.
"Para Sherlock Holmes, ela é sempre a mulher. Raras vezes o ouvi mencioná-la sob qualquer outro nome. A seus olhos, ela eclipsa e domina todo o sexo feminino"
Esta citação abre a resenha e o conto "Um escândalo na Boêmia", que Watson descreve Irene Adler como a mulher mais admirada por parte de Holmes. Essa informação por si só é digna de nota, pois dificilmente o detetive mostrava interesse em abordar as mulheres, porém esta, sempre foi vítima dos seus devaneios, mas o conto também tem o diferencial de ser o primeiro em que Holmes é derrotado, porém no final do conto não o toma como tristeza, e sim como uma pequena vitória, pois depois de analisar os fatos recorrentes, viu que a mulher por ele antes admirada, era de fato, uma mulher especialmente inteligente. No conto em si, o leitor não se instiga pelos mistérios - que são componentes primários na história - e sim pelo rumo que os fatos tomam e como o detetive e Watson são atingidos por estes.

O que para mim se sobressaltou foi o conto "Um caso de identidade" que como o conto anterior, o seu enredo não apresenta um crime, de fato, mas não merece menor atenção por não tê-lo. A narrativa se desdobra quando a assustada Miss Sutherland procura Holmes para desvendar o estranho desaparecimento do seu noivo, após o seu padrasto, o Sr. Windibank não tomar como sério o seu desaparecimento. Após analisar os fatos, pediu para que a Miss descrevesse o seu desaparecido noivo. Com essas informações, Holmes relaciona as descrições com o padrasto e percebe que são a mesma pessoa, pois o Sr. Windibank estava flertando a enteada com o nome falso e o disfarce para que não perdesse a sua maior fonte de renda, a pensão recebida por Miss Sutherland. Após saber isso, ministra os acontecimentos a seu bel-prazer, chamando o padrasto da Miss a seus aposentos com a singela desculpa de estar analisando os fatos e depois açoitando-o para fora como método de tortura, que foi bem merecida.

Bom, o livro em si é um exemplo de como uma obra pode ser aclamada mesmo depois de um centenário de existência. A narrativa não é densa e a linguagem apesar de ser em alguns momentos antiquada, não torna o enredo cansativo, e sim o contrário, levando o leitor a folhear as passagens com a vontade voraz de ver o desdobramento dos mistérios apresentados por Conan Doyle, que foram muito bem trabalhados. É uma obra-prima, que foi motivo de tantas outras similares, mas não com a verdadeiro empenho do autor. Recomendo a todos aqueles que buscam se entreter com uma ótima leitura, com a presença de personagens multifacetados. Então, é "Elementar, meu caro Watson" que você não passe mais um dia sem ter uma maravilha como esta nas suas mãos e na sua cabeça.

Lembrando que o box com os romances - e não os contos - pode ser adquirido aqui ou aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Giomar. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger