Páginas

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

|



Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de lançamento: Maio de 2010
Número de páginas: 400
Onde comprar: Saraiva Submarino
Box da trilogia: Saraiva 
Nota: 


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Como avaliar uma obra como Jogos Vorazes ? É extremamente complicado não sucumbir a emoção e suplantar a moral da história e entrar em detalhes. Quem leu o livro, sabe muito bem do que eu estou falando. Entretanto, vou contar a vocês um pouco da trama do livro, lembrando que tentando ao máximo não sucumbir à emoção.
O mundo está em colapso. A divisão territorial é revogada quando há o drástico fim do continente de maior importância no nosso eixo social. Após conflitos, é criada Panem, um país auto-suficiente, que é dividido em doze distritos, cada um com seus atributos econômicos que buscam exclusivamente servir à capital, uma cidade futurista onde diferente culturas são vistas e descritas pela autora, mostrando civis com roupas extravagantes e um modelo de estilo totalmente impactante.
 Dentre esses distritos que buscam sustentar à perversa e gloriosa Capital, há o distrito 12, conhecido pela extração de carvão. E dentre os diversos habitantes desse distrito, há Katniss Everdeem, uma moça conhecida pelas suas habilidades com o arco e flecha, tal habilidade garante o sustento econômico da sua família. O companheiro de caça de Katniss, Gale Hawthorne, que constantemente sai para caçar juntamente com ela animais para vender no mercado negro.
A família de Katniss foi totalmente desestruturada quando seu pai morreu em uma explosão na mina de carvão. A adolescente viu, em meio ao desespero a mãe se tornar inerte a tudo, tendo que se tornar a mãe da sua própria mãe e da sua irmãzinha, Prim Everdeem.

A Capital, em uma atitude suja, decide implantar os temidos Jogos Vorazes, descritos por ela como uma forma de todos os distritos mostrarem para a Capital o quanto são gratos pela sua existência e consequentemente o quanto ela exerce poder sobre tudo e todos. Os jogos consistem em levar 2 tributos de cada distrito para lutar em um lugar desconhecido, porém o saldo da vitória não é dinheiro, muito menos o direito de levar uma vida melhor. O saldo da vitória, é o direito de poder viver mais um dia.
Ao passar por eventos de escolha dos tributos, Katniss é voluntária da seletiva dos tributos, juntamente com o outro escolhido, Peeta Mellark. E nos fazemos a seguinte pergunta: O que cada pessoa está disposta a fazer para ganhar os Jogos - ou melhor o direito de viver ?

Agora deu pra entender o meu medo de misturar emoção sem dar spoiler ? :/


A primeira coisa que percebi ao ler os primeiros parágrafos da trama, foi o quão a autora é objetiva e põe de lado a descrição maçante do ambiente/personagem. Ela se contenta em descrever a situação que levou o personagem tomar tal decisão. E isso é um ponto magnífico no enredo do livro...A narração é feita sobretudo, por Katniss. Com frases de efeito e seu temperamento forte, dá um ar sombrio à narrativa, pois é realmente isso que o livro quer passar:o quanto o ser humano pode ser frio.
Os personagens são bem construídos e com diferentes tipos de personalidades, mostrando como os outros tributos de diferentes distritos agem diante de uma situação de perigo iminente, como a luta pela própria sobrevivência e honra. O ritmo da narrativa é ao mesmo tempo suave e forte, com passagens de embrulhar o estômago, como a descrição dos horripilantes acontecimentos dentro da arena dos Jogos Vorazes.
Há muito tempo não tinha lido um livro com um enredo tão incansável e instigante como o de Jogos Vorazes, em outras palavras meu caro leitor, passará algumas noites em claro. Experiência própria ;)

Será preciso um livro muito bom para superar Jogos Vorazes, e esse veio: o segundo livro da trilogia: Em chamas.

Só uma informação,meu caro leitor:
"Que a sorte esteja sempre com você"



         

Um comentário:

  1. Virei fã de Jogos Vorazes primeiro porque o livro é ótimo, como você deixou claro na resenha, e também porque ele é mais do que um livro: é uma rebelião. Nós vivemos nesses Jogos todos os dias e mal percebemos. Ou percebemos e simplesmente ignoramos isso. Jogos Vorazes é uma crítica ao nosso próprio sistema, a nossa própria Capital. É a minha trilogia preferida, sem dúvidas, e abriu muito mais a minha mente. Parabéns pela resenha!

    Camila
    http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Giomar. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger